segunda-feira, 28 de maio de 2007

Da 31ª a 35ª semana de gestação ( 8º mês )


No início do oitavo mês , em torno de 31 semanas de gestação , o feto mede aproximadamente 39 cm e pesa cerca de 1.540 g.

Chegamos ao oitavo mês de gestação, já no último trimestre! Na 32ª semana, seu bebê tem cerca de 1.720g e 41 cm.

É importante lembrar mais uma vez que embora um bebê na 33ª semana de gestação comumente pese cerca de 1.920g e meça em torno de 43 cm, existe uma variação destas medidas considerada como NORMAL ( tanto para mais quanto para menos !). Ou seja, da mesma forma que há uma diferença de tamanho e peso quando comparamos dois bebês de 1 ano, há uma diferença normal que já pode ser percebida durante a gestação, e que depende, por exemplo, do tamanho dos pais do bebê.

A partir do terceiro trimestre de gestação, o bebê normalmente assume a posição que ficará no útero até o parto. Em gestações consideradas a termo (acima de 37 semanas ), 95% dos fetos estão em apresentação cefálica, ou seja, com a cabecinha para baixo, voltada para a pelve da mãe. Nesta fase da gravidez, o bebê já é grande, o que dificulta a modificação de sua posição no útero. Mas não é impossível haver essa modificação nas últimas semanas de gestação! Embora seja mais difícil, alguns fetos que estavam sentados (apresentação pélvica) mudam de posição próximo ao parto, passando para a apresentação cefálica!

Na 34ª semana, seu bebê pesa cerca de 2.200g e mede em torno de 44 cm.
A partir de 34 semanas de gestação , caso ocorra um parto prematuro, o sistema respiratório fetal já está apto a funcionar bem fora do útero. E as complicações decorrentes da prematuridade (nascimento antes de 37 semanas ) reduzem bastante!

Na 35ª semana seu bebê pesará cerca de 2.400g e medirá em torno de 46 cm.

A ultra-sonografia no terceiro trimestre da gestação é indicada para avaliação de crescimento fetal, peso fetal, volume de líquido amniótico e investigar a vitalidade (bem-estar) do feto. Lembre-se que é o primeiro ultra-som, o que é realizado nos primeiros meses da gestação, que deve ser usado, juntamente com a data da última menstruação, para calcular a data do parto.

As demais ultra-sonografias visam acompanhar o crescimento e desenvolvimentos do bebê!
As solicitações de ultra-sonografia e dopplerfluxometria nesta fase de gestação ficam a critério médico , dependendo de gestação para gestação .

Modificações no organismo materno e Cuidados a serem tomados
O ganho de peso pela mãe no final da gestação é maior. Assim, nos três primeiros meses da gravidez, o ganho máximo de peso deve ser de 2,5 kg (máximo de 200g por semana). No segundo e terceiro trimestres, o ganho máximo de peso deve ser de 500g/semana.

Nem todo peso ganho na gestação é perdido no parto, normalmente o que se ganha acima de 12 kg é incorporado ao peso da mulher após o parto! O ganho excessivo de peso prejudica a gestante durante a gestação, piorando as dores musculares e a sensação de cansaço, além de dificultar o parto e a recuperação pós-parto!

A partir do terceiro trimestre começam a estar presentes as contrações chamadas de Braxton Hicks. Elas são mais incômodas que dolorosas, de intensidade leve e curta duração, irregulares, sendo mais freqüentes em dias de atividade física mais intensa, cansaço, estresse físico e emocional. As contrações de Braxton Hicks são como um “exercício” que o útero começa a fazer para se preparar para o trabalho de parto que está se aproximando. Próximo ao parto, as contrações começam a ser mais freqüentes e intensas; e a regularidade das mesmas é um dos sinais do trabalho de parto que se inicia.

É comum a gestante se sentir mais cansada no final da gestação. Referindo, por vezes, falta de ar. A compressão do músculo respiratório (diafragma) pelo útero que cresceu é a responsável por esta queixa. Para mais informações sobre as modificações do organismo materno e queixas comuns durante a gravidez, leia a seção de “Orientações para gestantes” do nosso site!
Ao se aproximar do final da gestação, a gestante deve procurar ficar mais tranqüila, não fazer caminhadas longas, aproveitar os momentos que tiver para descansar e seguir (sempre!) as orientações do seu obstetra!

A ingestão de dieta leve, rica em frutas , vegetais , cereais e alimentos de origem animal, com bastante líquido ajudam a gestante a se sentir bem disposta. Os líquidos ajudam, ainda, na digestão , na melhora da “ prisão de ventre ” e na hidratação da pele.

Sobre as viagens aéreas, algumas companhias exigem autorização médica para que a gestante possa viajar, não permitindo embarque após 30 semanas de gestação !

Curta bastante seu bebê na reta final da gestação! Não deixe que o cansaço e a ansiedade prejudiquem você, seu parceiro e sua família de apreciarem a beleza da gestação.
A gravidez é um período único de ligação mãe-filho! Seu bebê tem reações e sente quando você está feliz ou triste, quando coloca uma música para tocar, quando conversa com ele. Aproveite para guardar cada momento desse período mágico da vida da mulher!

Nenhum comentário: